Contrato Local de segurança


O Contrato Local de Segurança é um compromisso livremente assumido entre os poderes públicos – o Estado, as Forças de Segurança, a Câmara Municipal de Loures – e a sociedade civil, os seus agentes sociais, económicos, culturais e cidadãos em geral. É inspirado em modelos já experimentados noutros Países da Europa, tendo sido implementado nas Freguesias da Apelação Camarate e Sacavém e S. João da Talha, abrangendo um total de 50 mil pessoas e alguns dos bairros mais problemáticos do Concelho.





O Contrato Local de Segurança tem como objectivos:

• Reduzir os índices de criminalidade e de delinquência juvenil;
• Combater e reduzir o sentimento de insegurança;
• Promover uma cultura de responsabilização, onde os direitos estejam necessariamente associados aos deveres;
• Incentivar o sentimento de auto estima e pertença comunitária e de valoração dos bens comuns.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO CONTRATO LOCAL DE SEGURANÇA

-  Reportagem Sexta às 9 - onde a Vereadora Sónia Paixão aproveitou a passagem de um dos autocarros da RL com a campanha para falar da eficaz parceria entre o CLSL e a RL. 

- A RL associou-se ao projecto "Arte em Movimento", lançado formalmente em  Fevereiro. Este projecto materializa-se em ações formativas junto de jovens, no sentido de combater e reduzir os actos de vandalismo nos autocarros da RL. Veja aqui a reportagem Portugal em Directo da RTP1.

- No início do ano as paragens da RL foram invadidas pelo Teatro Ibisco apelando às questões de cidadania e correcta utilização dos transportes públicos.


Outras Acções desenvolvidas em conjunto com a RL

- A Polícia ao Encontro do Cidadão:
Durante as viagens de autocarro as equipas do CLS de Loures abordam os passageiros e distribuem folhetos com conselhos úteis de segurança

- Sensibilização Rodoviária
Acção em sala de aula, para sensibilização dos alunos do 1º ciclo sobre a correcta utilização dos transportes públicos. No interior do autocarro, são verificados os ensinamentos teóricos ensinados na sala de aula.