Perguntas frequentes
-
Bilhetes e Passes
-
›Faço percursos variáveis, e preciso de flexibilidade nas minhas deslocações, que título me é aconselhado?
-
Se pretender efectuar viagens com o máximo de flexibilidade e operadores deverá considerar o Passe Multimodal, de acordo com o sistema de coroas da AML.
-
›O que são Coroas da Área Metropolitana de Lisboa (AML)?
-
Cada título de transporte tem associada uma validade geográfica. As coroas são limites geográficos, dispostos a partir do centro de Lisboa, considerados pelos operadores da AML. Verifique o limite no mapa de coroas para saber se o seu título está de acordo com as deslocações que pretende efectuar (por exemplo: com o Combinado RL/ML12 pode viajar na RL e no ML até ao limite da coroa 2).
-
›Porque é que há carreiras com diferentes tipos de tarifários válidos?
-
A RL disponibiliza vários tipos de serviço tais como: Suburbano, Directo, Urbano, Praias, Rodinhas, Voltas. Cada segmento de actividade tem as suas especificidades e oferece ao Cliente benefícios diferentes, o que faz com que as tarifas praticadas sejam ajustadas a esses padrões de serviço.
-
›Quais os pontos de venda de títulos de transporte?
-
Os pontos de venda próprios da RL são locais onde pode adquirir os seus títulos de transporte, obter horários e informações, ou esclarecer dúvidas. Para conhecer a lista de pontos de venda da RL, clique aqui.
-
›Que documentos podem ser exigidos pelo corpo de fiscalização, durante uma viagem?
-
Os fiscais verificam o título de transporte e a sua conformidade com a viagem e o local onde o passageiro se encontra. Poderão exigir Bilhete de Identidade ou outro comprovativo em como o passe pertence ao portador.
-
›Que documentos são necessários apresentar no acto da subscrição de um passe?
-
Deverá apresentar Bilhete de Identidade ou Passaporte, e fotografia. O cartão tem um custo de 7€, ou 12€ caso seja pedida urgência.
-
›Que meios de pagamento estão disponíveis na compra dos títulos de transporte?
-
De momento, a única forma de pagamento disponível nas lojas é o pagamento em numerário.
Agora também já pode adquirir os seus títulos de transporte nos terminais de ATM. -
›Que título deve adquirir se não sou um cliente frequente da RL?
-
Numa primeira fase, poderá optar pelas Unidades de Transporte (antigos Pré-Comprados) ou a pela Tarifa vendida a bordo pelo motorista. As Unidades de Transporte são carregadas no Cartão Viva Viagem, ou no Lisboa Viva.
-
›Quem pode beneficiar de descontos nos títulos de transporte?
-
Existem passes especialmente dedicados à terceira idade, universitários, jovens e crianças. Quem é utilizador exclusivo da RL também pode usufruir de um título de transporte mais económico. Neste âmbito, aconselhamos que se informe sobre as condições específicas dos passes 4_18, Social + e Sub_23
-
›Viajo na RL e em mais operadores, que título de transporte devo adquirir?
-
Caso os operadores que pretende utilizar sejam a Carris e o Metro, poderá utilizar o Passe Combinado (solução mais económica).
-
›Viajo só na RL, que título de transporte devo adquirir?
-
Se só utiliza a RL poderá optar pelo Passe RL, que é um título de transporte muito económico e flexível.
-
-
Viajar com
-
›Como proceder com os carrinhos de bebé?
-
Durante a viagem deverá transportar o seu bebé ao colo, e fechar o carrinho. Este procedimento é importante para a segurança do seu bebé.
-
›É possível levar cães-guia a bordo?
-
Sim, devendo o cão-guia ostentar em local visível o distintivo regulamentar que certifique o seu adestramento como cão de assistência. O passageiro com o cão-guia deverá comprovar, sempre que lhe seja pedido, o adestramento do animal, e o seguro de responsabilidade civil. Veja mais sobre o transporte de cães-guia aqui
-
›É possível transportar-se uma bicicleta nos autocarros da RL?
-
As viaturas que permitem o transporte de bicicletas têm sinalética em conformidade, mas em ultima instância, e se a viatura estiver cheia, a decisão cabe ao motorista. O dono da bicicleta é responsável por possíveis danos causados pela mesma.
-
›Posso levar malas de viagem comigo?
-
É possível a qualquer passageiro levar malas de viagem desde que não haja implicações com o normal funcionamento do serviço, conforto e segurança dos restantes passageiros.
-
›Posso viajar com um animal de estimação?
-
O DL 9/2015 art.º 11 especifica que: “3 - Sem prejuízo do disposto em legislação específica, é permitido aos passageiros transportar gratuitamente animais de companhia que não ofereçam perigosidade, desde que devidamente encerrados em contentor apropriado que possa ser transportado como volume de mão.”
-
›Que condições especiais existem para as crianças?
-
As crianças com idade inferior a 4 anos viajam gratuitamente, devendo ser transportadas ao colo.
-
-
Durante a viagem
-
›Como se efectua a validação a bordo do título de transporte?
-
Para validar o seu título de transporte, deverá proceder da seguinte forma:
- Aproxime o cartão do validador (estando sempre fora da sua carteira, e separado de outros cartoes)
- O validador emite um sinal sonoro acompanhado de informação no ecrã e de uma luz
- Se o passe for válido, o validador emite um bip e uma luz verde com mensagem de validação correcta
- Se o passe for inválido, o sinal sonoro será de dois bips, com mensagem de anomalia no visor, e luz vermelha
-
›O que é o sistema de vídeo-vigilância?
-
Para a segurança dos passageiros, os autocarros da RL estão equipados com câmaras de filmar. O pessoal tripulante assim como os veículos estão em permanente contacto com o Centro de Controlo através de sistema GPS e Sistema de Telecomunicações Móvel.
-
›Porque existem fiscalizações a bordo das viaturas da RL?
-
Para que possam ser verificadas possíveis situações de fraude, e defendidos os direitos dos passageiros que compram correctamente o seu título de transporte.
-
-
Outras informações
-
›Como devo proceder para me candidatar a um lugar de trabalho na RL?
-
As candidaturas devem ser dirigidas com data de nascimento, morada, e fotocópia da Carta de Condução ou
Guia para a seguinte morada ou e-mail:
Direcção de Recursos Humanos
Campo Grande, 382 C 1º - 1700-097 LISBOA
(217 928 185 / 217 928 187).
e-mail: drh@rodoviariadelisboa.pt -
›Como se pode fazer publicidade externa e interna nos autocarros da RL?
-
A RL tem uma política bastante restrita de publicidade nos autocarros. As propostas deverão ser encaminhadas para: secretariado@rodoviariadelisboa.pt, dirigidas ao Conselho de Administração.
-
›É permitido tirar fotografias aos autocarros, paragens e instalações da RL?
-
Só será permitida a captação de imagens, desde que seja efectuado um pedido de autorização formal ao Conselho de Administração. Se a RL permitir a captação dessas imagens, os responsáveis deverão ter em seu poder o respectivo comprovativo.
-
›O que são horários de Verão, Inverno, Escolares e Não Escolares?
-
Os horários escolares estão em vigor durante o ano lectivo. Os horários não escolares vigoram durante as férias do Natal, Carnaval e Páscoa. Os horários de Verão são válidos entre Julho e Agosto.
-
›Onde posso obter informação sobre a empresa e serviços da RL?
-
Pode consultar o Guia do Cliente, dirigir-se a uma Loja RL ou Agente Autorizado.
-
›Porque é que a RL pratica vários tipos de horários durante o ano?
-
Durante o ano são praticados horários ajustados às necessidades dos Clientes. Assim, e de acordo com os diferentes ritmos de vida, existem vários tipos de horários.
-
›Porque é que a RL tem três centros operacionais?
-
Para uma mais fácil adaptação aos estilos de deslocação de cada Cliente, foram criados na RL, três Centros Operacionais com gestão de cada uma das Redes de Serviço.
- Centro Operacional de Caneças – Rede Amarela (Caneças, Odivelas, Pontinha, Famões, Ramada, Colégio Militar, Campo Grande, Sete Castelos, Senhor Roubado);
- Centro Operacional de Bucelas – Rede Verde (Bucelas, Loures, Póvoa de Sto. Adirão, Vialonga, Tojal, Infantado, Póvoa de Sta. Iria, Alverca, Campo Grande, Senhor Roubado);
- Centro Operacional de Sta. Iria de Azóia – Rede Azul (Sta. Iria de Azóia, Sacavém, Forte da Casa, Moscavide, Alverca, Quinta da Piedade, Campo Grande, Estação do Oriente).
Para além dos Centros Operacionais a RL dispõe de três parques, em Odivelas, Tojal e Sacavém.
-
›Quais são os concelhos onde opera a RL?
-
A RL opera nos concelhos de Odivelas, Loures e Vila Franca de Xira, com destino ou origem ao concelho de Lisboa.
-
›Que fazer no caso de um objecto perdido?
-
›Que fazer para reclamar ou fazer uma sugestão sobre o serviço da RL?
-
Estamos sempre receptivos às suas sugestões, dúvidas, ou reclamações, na plataforma de Apoio ao Cliente, no nosso site. Se preferir pode considerar outros contactos alternativos.
-